Artigos & Projetos

TEORIA DAS CORES, FIQUE POR DENTRO!

Afim de aprender um pouco mais sobre as cores? Ou melhor, sobre a teoria das cores? Fique atento com essas dicas…

A Teoria das cores, é o estudo que vai desde a filosofia. Com ela podemos entender em como a cor age no ser humano e como podemos usar isso a nosso favor. Por tanto, é muito importante saber utiliza-la em determinada situação e de acordo com cada cliente.

Vamos analisar inicialmente as cores Primarias, secundarias e Terciarias:

As cores primárias é o conjunto de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. As três cores normalmente usadas são: Azul, Vermelho e Amarelo. A soma das três cores primarias se produz o branco; 

As cores Secundarias é a união de duas cores primárias, por exemplo, verde (Azul e Amarelo);

E as cores Terciarias é a união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo, vermelho-alaranjado (Vermelho e Laranja).


O circulo das cores apresenta as sete cores básicas. Ao todo são doze Cores, três primárias, três secundária e seis terciárias. 

As cores complementares são aquelas que juntas formam tonalidades de cinza e apresenta maior contraste entre si.

Visualizando o circulo cromático podemos identificar a cor complementar, elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias.  Lembrando que  as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar e vice-versa. Já as cores terciarias possuem outra cor terciaria como complementar.

Cores Neutras, Quentes e Frias:

Há outras classificações para as cores, segundo as tonalidades e a transmissão de sensação, é a temperatura de cores. 

As cores neutras, possuem pouca reflexão da luz, por exemplo os tons de cinza e marrom. Já as quentes é a que transmite uma sensação de calor, por exemplo o vermelho, amarelo e laranja. E as frias é a que transmite a sensação de frio, por exemplo a cor azul verde e violeta.

É importante ter a base e referência das cores para garantir uma combinação perfeita!

Acompanhe os próximos posts e fique por dentro de tudo!!

Até a Próxima…